domingo, 25 de abril de 2010

Os Primórdios Uma Nova Capital - O Inicio de Brasilia



Quem acha que a história do Distrito Federal começa em 21 de abril de 1960, engana-se. Desde o tempo do Brasil colônia já havia a idéia de interiorizar a capital. Entre os objetivos estava o de dificultar as invasões por mar.
O primeiro passo, para sua concretização, na construção de uma nova capital, começou com a Expedição Exploradora do Planalto Central (1892-93), a pedido do Governo Provisório Republicano de Floriano Peixoto. Para a chefia desta expedição que constava de 22 homens foi designado o engenheiro, astrônomo e ex-militar Luiz Cruls (1848-1908), diretor do Observatório Nacional .
Um outro astrônomo do Observatório também seguiu na missão, Henrique Morize, que realizou a maioria das fotografias. No planalto central foi demarcado um quadrilátero de 14.000 m2, utilizando as coordenadas geográficas a partir da determinação da altura das estrelas com o uso de teodolitos.
Essa empreitada que duraram sete meses, passando por regiões totalmente desconhecidas e onde foi feito também o levantamento da fauna e da flora.
Para determinação dos vértices do quadrilátero, que incluía como medidas de comprimento até o passo das mulas. Pela complexidade da expedição uma oficina mecânica, desmontada, foi carregada em lombo de mulas.

Há nove quilômetros de Planaltina, no Morro do Centenário, está fincada a pedra fundamental de construção da Capital da República. O monumento, erguido em 1922, a mando do presidente Epitácio Pessoa, marca o centro geográfico da América do Sul. É composto por 33 pedras de concreto, que representam os 33 primeiros anos da República (de 1889 a 1922). Para inaugurá-lo, no dia 7 de setembro de 1922, o então presidente e a comitiva vieram do Rio de Janeiro em 15 caminhões. Sessenta anos depois, em 1982, o Governo do Distrito Federal decretou o tombamento provisório da Pedra Fundamental.
É lógico que a história da mudança da capital brasileira do Litoral (Rio de Janeiro) para o interior do País desagradou a algumas pessoas, assim como outras iniciativas de Luiz Cruls.
A demarcação de um sítio de 14.000 quilômetros quadrados no Planalto Central foi determinada no Artigo 3º da Constituição de 1891, com o objetivo de estabelecer o futuro da capital brasileira. Eles viajaram por via férrea até Uberlândia, de onde prosseguiram a pé ou no lombo de animais rumo ao Centro-Oeste, com equipamentos que chegavam a pesar 9.460 quilos. O levantamento minucioso foi feito em sete meses, considerando topografia, clima, hidrologia, fauna, pedologia, recursos minerais e materiais de construção existentes na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário