terça-feira, 21 de junho de 2011

General Napoleão Contra o General Inverno





Estamos iniciando mais um inverno e neste momento me vem a mente a história de um grande e desafiante general que fez história o “General Inverno”.
Napoleão respondeu essa desobediência invadindo a Rússia em 1812, com um poderoso exercito formado por 600 mil soldados e 180 mil cavalos.
Inicialmente, os generais franceses foram avançando pela imensidão do território russo no encalço de seus adversários, julgando que os venceriam com facilidade.
Os russos, por seu lado evitaram o confronto direto e adotaram uma tática de guerra da “terra arrasada”: conforme iam se retirando, destruíam lavouras e tudo aquilo que podiam ser útil para os invasores.
Napoleão e seus homens entraram na capital Moscou, mas não encontram ninguém. Para a surpresa dos franceses, as casas estavam vazias e a cidade queimava numa imensa fogueira feita pelos próprios russos.
O czar (Rei da Rússia) Alexandre I sabia que era uma questão de tempo. Dali um mês chegaria o rigoroso inverno russo, que forçaria os franceses bater em retirada.
E foi o que aconteceu. Logo que começou a nevar, os franceses iniciaram o longo caminho de volta a França, sob um inverno de muitos graus abaixo de zero, os soldados morriam de fome e de frio, os cavalos escorregavam no gelo, quebravam as patas e assim eram sacrificados.
Às vezes estes cavalos serviam de comida, as rodas das carroças atolavam na neve.
Os tesouros que os franceses haviam saqueado também ficavam pelo caminho. Era o General Inverno vencendo o general Francês.
Dos 600 mil homens que partiram para a Rússia, somente 30 mil retornaram a seus lares na França.



O livro "Os Botões de Napoleão" conta de forma bem curiosa esta história.
As 17 moléculas que mudaram a história
Penny LeCouteur e Jay Burreson
344 páginas
Os Botões de Napoleão é um livro fascinante. Traz para o centro de foco a química como um fator importante em diversos momento da história da humanidade.
O título é inspirado em uma das histórias narradas no livro. Será que o fracasso da campanha de Napoleão na Rússia, em 1812, poderia ser explicado por algo tão insignificante quanto um botão? Os botões das fardas dos regimentos de Napoleão eram feitos de uma liga de estanho, e esta quando exposta a baixas temperaturas tende a se esfarelar, deixando os soldados mais expostos ao frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário