terça-feira, 23 de junho de 2009

Esparta e Atenas - Semelhanças e Diferenças


Esparta e Atenas duas grandes e mais importante cidades gregas tão importantes e famosas que se duelavam por poder intrigas e por que não dizer por ciúmes, entre estas duas cidades famosas e ate certo ponto diferente também se assemelhavam, por exemplo, na educação as duas tinham preocupação de educar seus jovens, mas se diferenciavam na forma, enquanto os jovens atenienses realizavam seus estudos nas palestras, que eram escolas subvencionadas por particulares ou pelo estado onde se praticava esportes, ginásticas e atividades artísticas os jovens espartanos estudavam em colégios militares com disciplina rígidas com preparação desde cedo para a guerra. Na economia as duas se diferenciavam principalmente por causa de suas localizações geográficas, enquanto Esparta tinha grande disponibilidade de terra fértil, tinham uma atividade agrícola auto suficiente, já os atenienses sofriam com sua geografia muito acidentada forçando o desenvolvimento de uma nova economia que não a agricultura de grãos neste caso ouve em Atenas um grande desenvolvimento comercial. Em relação à política em Esparta existia o domínio da Aristocracia total de forma que o governo era formado por uma diarquia, ou seja, os poderes eram divididos entre dois reis que tratavam de assuntos militares e religiosos, neste caso os atenienses se desenvolveram com algumas variações de poder na qual teve a monarquia, oligarquia, tirania e democracia. No caráter social as duas cidades contavam com escravos e existia uma distinção daqueles que eram naturais da terra com aqueles que não eram, mas o que mais chama atenção era o tratamento que os dois davam a suas mulheres, os atenienses acreditavam que uma mulher não deveriam se intrometer no mundo masculino, ficando assim a ela atividades ligadas ao lar já a mulheres espartanas eram a responsáveis por gerar indivíduos que iriam defender o estado, sendo assim as mulheres eram respeitadas e também recebiam educação como os homens.

23 comentários:

  1. Hum Sera que você pode detalhar melhor as semelhanças ? Esse Ajudou muito mais preciso de mais detalhes das semelhanças * Sociais , Educacionais e Economicas .

    ResponderExcluir
  2. issoooooooooooooooooooooooooooooo
    execelenteeeeeeeeeeeeeeeeeee
    tudo oque eu queria pra responder a minha questão
    valeuuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muitoo mais pprecisa detalhar mais mais valeuuuuu!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu. Eu já conhecia algumas coisa sobre ESPARTA E ATENAS mas, comeste texto bem resumido deforma clara entendi muito bem sobre estas duas muito citadas cidades da história.

    ResponderExcluir
  5. ola, adorei conhecer um pouco da história de Esparta e Atenas.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, especialmente o tratamente dispensado a mulher espartana. Imagino como seria a evolução de nossa sociedade se as mulheres brasileiras, por exemplo tivessem contado com um mínimo de valorização ao longo de nossa história. Felizmente, a que tudo indica as coisas tendem a melhorar, especialmente com a primeira mulher a chegar ao mais alto cargo oferecido neste país.

    ResponderExcluir
  7. o vlw ,me ajudou mto na minha resposta

    ResponderExcluir
  8. olha, me ajudou bastante mas será que vc poderia detalhar um pouco mais?? Eu preciso de mais semelhanças

    ResponderExcluir
  9. Isso nao me ajudou ainda! eu quero saber qual é a diferença entre esparta e atenas ? não é isso! euem...

    ResponderExcluir
  10. Nuss aqui encontrei tudo oque precisava valew mesmo e muito obrigado!!^^

    ResponderExcluir
  11. Seria melhor se tivesse mais
    semelhanças.

    ResponderExcluir
  12. Seria melhor se tivesse mais
    semelhanças.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir